Tem ou Têm? Concordância verbal do verbo Ter

September 3, 2017

O que está acontecendo com o verbo ter? Você precisa saber essa resposta. A cada dia é mais comum encontrar bons veículos de comunicação que deixam passar este erro de concordância verbal. Estão sumindo com o acento que diferencia singular de plural da terceira pessoa do verbo ter. 

 

Ele tem e eles têm, ensina a gramática normativa. Ele tem e eles tem, escrevem muitos autores dos textos que reviso, leio e corrijo. Por enquanto estou considerando esse um problema de concordância verbal. Ou seria um problema de grafia da palavra? O que você acha? 

 

Fico me perguntando se a falta do acento próprio do plural não teria sido um efeito colateral da nova ortografia. Lembro-me de que meus alunos, empolgados com a queda de alguns acentos, resolveram tirar mais do que o acordo ortográfico previa. Seria esse o caso? Problema de concordância ou falta de acentuação? Pobre ter.

 

Independentemente da natureza do problema, o fato é que está ficando feio. Quando é caso de revisão ou correção, o dano é minimizado. Meus colegas e eu resolvemos. O problema, caro leitor, escritor, aluno, concurseiro, é quando seu texto for avaliado por uma banca ávida por desvios.  Nesse caso, menos um pontinho para você. E não tem conversa, não cabe recurso. 

 

Portanto, preste muita atenção. A nova ortografia não levou o acento que marca o plural do verbo ter. Se o sujeito está na terceira pessoa do plural, é preciso colocar o acento circunflexo (^) no verbo ter (têm). Caso contrário, é problema e lá se vai ponto. E pronto.  

 

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

June 9, 2017

June 2, 2017

May 26, 2017

Please reload

Recentes
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 by Texto em Foco. Proudly created with Wix.com

Responsável: Profa. Dra. Priscilla Santos 

Cadastrada como MEI - Brasília / DF