Dica de Sexta #4 - Crase

June 16, 2017

A dica de hoje vai aparecer muitas vezes aqui no Texto em Foco, pois é sobre um sinal gráfico da língua portuguesa que dá muito o que falar: o acento grave indicativo de crase. São muitos os casos especiais envolvendo a indicação de crase e, nas dicas, vamos trabalhando um a um. 

 

Crase é um fenômeno simples, indica que aconteceu a fusão de uma preposição A com um artigo definido A, assim, A + A = À. Simples assim. Seria simples se a nossa língua mãe não fosse tão complicada. E com isso, o uso do acento grave indicativo de fusão da preposição com o artigo acaba fazendo com que, em uma prova de redação, alguns pontos sejam perdidos por excelentes candidatos. 

 

O primeiro ponto que vamos observar, é quando não pode acontecer a fusão de As: antes dos pronomes relativos ESSE, ESSA, ESSES, ESSAS, ISSO, ESTE, ESTA, ESTES, ESTAS, ISTO

 

Para fixar, lembre-se:

 

Fixe nesses pronomes relativos, pois a situação muda de figura se alterarmos os pronomes e passarmos a pensar em AQUELE, AQUELA, AQUILO. Mas aí é tema pra outra Dica de Sexta. 

 

Tenha um ótimo fim de semana!

 

Até a próxima dica. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

June 9, 2017

June 2, 2017

May 26, 2017

Please reload

Recentes
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 by Texto em Foco. Proudly created with Wix.com

Responsável: Profa. Dra. Priscilla Santos 

Cadastrada como MEI - Brasília / DF