Coesão textual - algumas noções

March 18, 2017

Você já tentou escrever uma redação e achou que seu texto não fluía bem? Já leu um artigo em um blogue e sentiu que as ideias não estavam conectadas direito? Se você respondeu sim a uma dessas perguntas, não tenha dúvidas, você sabe bem o que é a coesão textual.

 

Pode-se definir coesão textual como a combinação de elementos linguísticos para a construção de sentido em um texto tanto escrito, quanto falado. É a coesão que transforma um conjunto de ideias, por vezes diferentes, em uma unidade de sentido.

 

A coesão textual é tão importante que não cabe em uma postagem só. Por isso, o “Texto em Foco” organizará uma série de pequenos textos para trabalhar essa temática e ajudar na compreensão desse importante elemento textual.

 

Todo texto tem coesão?

 

Idealmente, todo texto precisa ter coesão para ser uma unidade de sentido, ou seja, para ser compreendido pelo leitor. Nessa linha de pensamento, um texto sem coesão é um amontoado de ideias, várias peças de um quebra-cabeças que não se encaixam. Vejamos um exemplo de texto em que a coesão está comprometida.

 

Para se escrever com qualidade é preciso ter planejamento. Muitos estudantes não fazem o planejamento do texto. Acham que escrever é inspiração. Escrever é técnica. Escrever é prática. As escolas não oferecem boa prática para os estudantes.  

 

O exemplo tem alguns pontos que logo podemos associar à coesão, como a repetição da palavra “escrever” e a falta de elementos que façam a conexão entre uma frase e outra. Esses dois problemas são exemplos dos tipos de coesão que um texto pode apresentar: coesão referencial e coesão sequencial (que serão temas de futuros textos).

 

Por mais que o texto de nosso exemplo tenha a coesão prejudicada, não se pode afirmar que ele não tem sentido. Isso porque é possível compreender as ideias apresentadas, mesmo que elas não se conectem entre si.

 

Com isso, percebemos que, não tem jeito, os textos precisam da coesão.

 

Existe coesão sem palavras coesivas?

 

A coesão textual não acontece apenas pelo uso de palavras coesivas, por assim dizer. Ela acontece também por meio do sentido do texto, da informação que se quer transmitir. Um exemplo disso é o texto “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos.

 

“Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo” (...)

 

Note que o texto é composto apenas por substantivos, e que a coesão acontece pela imagem que esses substantivos formam em nossa mente ao longo da leitura. Logo percebemos que se trata da rotina de um homem e, com essa informação, compreendemos que o texto tem sentido e coesão.

 

A coesão é importante para a revisão de um texto?

           

Em minha concepção, não é possível revisar o texto sem considerar sua coesão. Há profissionais que se propõem a observar apenas a grafia do texto, e isso é uma postura completamente natural. Mas olhar para um trabalho escrito e não pensar na coesão é tarefa muito difícil.

           

A qualidade de uma redação aumenta quando o ajuste vai além da superfície textual e age sobre a sua progressão, a organização das ideias, a seleção das palavras, entre outros recursos coesivos. Por isso, não há como fugir, escrever bem é escrever com coesão, portanto, este e os textos seguintes poderão ajudar o leitor a melhorar sua prática como escritor.

 

Foco no texto, foco na coesão!

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

June 9, 2017

June 2, 2017

May 26, 2017

Please reload

Recentes
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 by Texto em Foco. Proudly created with Wix.com

Responsável: Profa. Dra. Priscilla Santos 

Cadastrada como MEI - Brasília / DF